07/07/2025
09:06:22 AM
Nesta semana, a Associação Amigos Reconstruindo Roca Sales anunciou a intenção de construir um monumento no formato da Arca de Noé. Nos próximos dias, o arquiteto que está elaborando o projeto irá apresentar o primeiro esboço. A ideia é montar um complexo no topo de uma colina e com vista para o Cristo Protetor, com estimativa de finalizar a proposta em até cinco anos.
Salgado explicou que a proposta foi idealizada por um arquiteto de Roca Sales. O projeto foi levado à Marpa – Marcas e Patentes, que garantiu a marca. Desta forma, começou a ser pensado o monumento para alavancar o turismo religioso. Na próxima semana, o esboço inicial será apresentado à associação. “A questão da arca vazou, ou seja, o start foi dado, e agora a gente está acelerando as coisas. O nosso arquiteto teve a ideia, já está fazendo o projeto, deve começar a apresentar pra gente a semana que vem os esboços desse projeto. Porque agora é um caminho sem volta”, considerou o presidente.
Bertoldi citou que existem outros municípios da região que desenvolveram o turismo religioso e é fundamental que Roca Sales se insira nesse contexto, inclusive para atrair investimentos de empresários da Serra Gaúcha. “Nós vemos também no turismo religioso um potencial muito grande e nós vamos ficar na rota. Senão Roca Sales iria ficar fora. E nós vamos chamar toda essa parte alta, parte rica do estado, vai passar por Roca Sales”, afirmou.
A iniciativa também deverá melhorar a qualidade de estradas como a ERS-129 e a ligação com Coronel Pilar, na Serra. “Vai ter um grande anel viário, digamos assim, e gente de fora vai vir para investir na nossa região, não tenho dúvida disso”, considerou o vice-presidente. O objetivo é buscar investidores para viabilizar o projeto.
O primeiro esboço deverá ser apresentado na próxima semana. A arca de Noé teria as dimensões originais, com 150 metros de comprimento, 25 metros de largura e 15 metros de altura. O monumento deverá ser construído em uma colina e com vista para o Cristo Protetor, de Encantado. Além da arca, um complexo deverá ser implantado para receber os turistas. “Seriam de dois a três pavimentos que a gente pensa em um museu da enchente, com uma cafeteria, pode ser um restaurante, pode ser uma vinícola. Roca Sales não tem um auditório, quem sabe um auditório no topo, fazer um auditório ao ar livre com vista para o Cristo. Então as ideias estão surgindo”, finalizou Salgado. A intenção é inaugurar o complexo em até cinco anos.
Fonte: Rádio Independente
(Foto: Ark Encounter/Divulgação)
Compartilhe