Óbitos por hepatite C no Rio Grande do Sul caem 51,8% entre 2019 e 2024

07/28/2025

06:57:27 PM

Geral

No Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais (28/7), que marca a reta final do Julho Amarelo, mês dedicado à conscientização sobre a doença, a população do Rio Grande do Sul recebeu um alento: entre 2019 e 2024, houve uma queda de 51,8% no número de óbitos por Hepatite C e uma redução de 30% nos casos da doença.

Esse cenário é apresentado no Boletim Epidemiológico das Hepatites Virais 2025, publicado pelo Ministério da Saúde e divulgado pela Secretaria da Saúde, que consolida os dados até o ano passado. O documento também contempla os números das hepatites A, B, D e E. Ele traz informações sobre os casos detectados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação e os óbitos do Sistema de Informações sobre Mortalidade.

Para a reduzir e controlar o número de casos e de óbitos, a SES realiza uma série de ações de enfrentamento, que envolvem vigilância, prevenção e assistência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Entre as ações estão: a oferta de testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C a toda população; acesso facilitado a medicamentos; agilidade no início do tratamento. Além disso, o cuidado é disponibilizado de forma descentralizada, seguindo um fluxograma de diagnóstico, encaminhamento, manejo e tratamento a partir da atenção primária em saúde (APS).

Outra iniciativa relevante envolve estratégias de rastreio, diagnóstico e tratamento dos casos de hepatite C em populações mais vulneráveis ao vírus. É realizada uma busca ativa de pessoas com idade superior a 40 anos, privadas de liberdade, que fazem hemodiálise, que usam álcool ou outras drogas, que vivem com o vírus da imunodeficiência adquirida (HIV), entre outras.

Fonte: LA+


Compartilhe