08/07/2025
05:53:46 PM
O fotógrafo Alex Silva, de 63 anos, foi desligado do jornal O Estado de S. Paulo após mais de duas décadas de atuação na cobertura esportiva. Ele foi o responsável pelo registro que flagrou o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), fazendo um gesto obsceno para torcedores durante o clássico entre Corinthians e Palmeiras, no último dia 30, na Neo Química Arena.
A imagem, que ganhou repercussão nas redes sociais, mostra o ministro respondendo a provocações com o dedo médio erguido. O episódio aconteceu no mesmo dia em que Moraes foi incluído na lista de sanções do governo dos Estados Unidos, por meio da chamada Lei Magnitsky.
Procurado pelo portal Metrópoles, Alex Silva afirmou que a empresa não apresentou justificativas claras para a demissão. Ele também disse ter reclamado internamente sobre o espaço dado à foto, que, segundo ele, teria sido minimizado. “Acho que o jornal escondeu a foto. Deram pouco destaque na home e não colocaram na capa”, afirmou.
Em nota, o Estadão alegou que o desligamento já estava previsto e foi motivado por critérios administrativos ligados à redução de pessoal no setor de fotografia. O jornal também rebateu a crítica do fotógrafo, afirmando que a imagem teve “destaque principal na home ainda na noite do jogo, permaneceu no ar durante todo o dia seguinte e foi publicada com destaque na versão impressa”.
A empresa reforçou que o material foi distribuído a diversos veículos por meio do Estadão Conteúdo e que o episódio foi contextualizado em reportagem própria e colunas de opinião. “O jornal jamais abrirá mão de seu compromisso histórico com a liberdade de expressão e os mais altos padrões de independência editorial”, diz a nota.
Silva deixa o jornal após 23 anos de trabalho e atuação em coberturas de grande visibilidade, principalmente no esporte.
Fonte: Rádio Planalto
Foto: Alex Silva/Estadão Conteúdo
Compartilhe