08/15/2025
10:10:45 AM
O acendimento da Chama Crioula, nesta sexta-feira (15), em Caxias do Sul, na Serra do RS, marca o início das comemorações dos Festejos Farroupilhas. A cerimônia será realizada nos Pavilhões da Festa da Uva, a partir das 18h30. Uma apresentação artística em homenagem aos 150 anos da imigração italiana faz parte da programação.
Cerca de 1,5 mil cavaleiros foram inscritos, segundo a Ordem dos Cavaleiros do Rio Grande do Sul (Orcav), órgão do Movimento Tradicionalista Gaúcho que integra a organização. Representando as 30 Regiões Tradicionalistas, eles serão responsáveis por conduzir o fogo a todo o estado.
A 20ª RT é representada por uma comitiva de 23 integrantes, incluindo 14 cavaleiros. Além de Tenente Portela, participam cavaleiros de CTGs de Humaitá, Três Passos, Boa Vista do Buricá e Vista Gaúcha. Eles percorrerão, a cavalo, 506 km até a cidade de Humaitá em cerca de 20 dias, com média diária de 35 a 40 km.
A chegada está prevista para 5 de setembro, às 13h30. Às 17h, ocorrerá a geração regional da Chama Crioula na propriedade do tradicionalista homenageado Hélio Schuster, seguida da fusão com a centelha trazida de Caxias do Sul.
A programação contará com cerimonial, apresentações culturais, fandango com entrada gratuita e distribuição da chama a cavaleiros da região no dia 6. O evento celebra os 40 anos do CTG Epopéia Farroupilha e os 50 anos da 20ª RT, com expectativa de reunir cerca de 700 cavaleiros em Humaitá.
Presentes no local estão:
Vice Coordenador da 20ª RT - Regis Carniel
Diretor de Cavalgadas da 20ª RT - Giordano Bruno Fornari
Patrão do CTG Epopeia Farroupilha - Eugênio Batista
E demais tradicionalistas da 20ª Região Tradicionalista
Fonte: Guarita Digital com informações do Sistema Província
Crédito de Fotos: Giordano Bruno Fornari
Compartilhe