Casos de maus-tratos contra idosos crescem 55% em seis anos no Rio Grande do Sul

08/06/2025

08:40:38 PM

Geral

O número de casos de maus-tratos contra idosos no Rio Grande do Sul cresceu cerca de 55% em seis anos, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública (SSP). Em 2019, foram 709 ocorrências, enquanto em 2024, o total chegou a 1.101. De janeiro a maio deste ano, já foram registrados 422 episódios. No ano passado, o total de crimes contra pessoas com 60 anos ou mais foi de 3.448, incluindo, além dos maus-tratos, abandono e apropriação indébita de bens.

A delegada titular da Delegacia de Polícia de Proteção ao Idoso da Capital, Ana Casuso, explica que as agressões ocorrem tanto na forma física quanto emocional e psicológica. “Diariamente o idoso vai tomando uma alfinetada dos filhos, vai se sentindo emocionalmente desprezado. Até a violência física”, ressalta.

Vulnerabilidade e os ambientes de violência

Em muitos casos, a delegada aponta que parentes usuários de drogas ou álcool se aproveitam da vulnerabilidade do idoso para obter dinheiro, roubando-o ou agredindo-o para sustentar o vício. Ela também destaca que as agressões costumam acontecer em dois ambientes principais: dentro de casa e em clínicas geriátricas.

Um exemplo disso foi o caso de uma idosa de 84 anos resgatada em Rio Grande, no Sul do RS, após denúncias das netas. O suspeito era o filho da vítima, que dificultava a entrada de outras pessoas na casa e usava o cartão de benefício da mãe para comprar bebidas, conforme a delegada Alexandra Pérez Sosa. O homem chegou a ser preso, mas foi solto e agora responde em liberdade.

Fonte: LA+


Compartilhe