METEORO BÓLICO EXPLODE SOBRE O MAR NA REGIÃO SUL DO RS

03/27/2024

06:47:13 AM

Geral

Meteoro bólido explode sobre o mar na região Sul do RS; 

Explosão de um meteoro bólido foi registrada na madrugada de terça-feira (26), entre Mostardas e Santa Vitória do Palmar, no Sul estado. Na escala, o objeto tem magnitude - 9, bastante luminosa.





A queda e a explosão de um meteoro bólido foram registradas na madrugada desta terça-feira (26), às 0h57, próximo à região de Mostardas e Santa Vitória do Palmar, no Sul estado. De acordo com o observatório espacial Heller & Jung, o objeto ingressou na atmosfera a uma altitude de 99 km e extinguiu sobre o mar (veja o vídeo acima).

O objeto espacial explodiu a uma distância de 633 km da costa do RS e, segundo explica o pesquisador Carlos Fernando Jung, responsável pelo observatório, possui magnitude elevada. Ou seja, possui brilho alto em comparação à luminosidade perceptível das estrelas.

No vídeo, é possível notar o momento no qual as nuvens são iluminadas com a manifestação do fenômeno.


"Na escala, ele é de magnitude -9. Muito luminoso. Basicamente, quanto menor o número maior o brilho do meteoro", esclarece Jung.


Os meteoros bólidos "são totalmente visíveis a olho nu, principalmente em locais com baixa poluição luminosa", diz Jung.

Segundo mapeamento do observatório os meses mais propícios para a ocorrência desse fenômeno são ao longo de janeiro e abril e, depois, entre outubro e novembro.

"Quando ele esquenta, vai perdendo fragmento, e parece estar pegando fogo", menciona Carlos Jung.


Assim, o nome bólido, de modo geral, está associado à imagem de bola de fogo e à luminosidade que ele têm ao ser percebido a olho nu.

Após extinguir, é comum que os meteoros se fragmentem em meteoritos, os quais podem ser encontrados no solo.

Os mais luminosos têm capacidade de clarear o céu noturno, tal como se fosse dia. Segundo Jung, o fato de o meteoro, registrado na terça, ter caído sobre o mar mitigou os impactos do fenômeno.

No entanto, "se tivesse sido em área de terra, poderia ter consequências", pontua.

Meteoro bólido


Os meteoros bólidos recebem essa nomenclatura pelo brilho elevado, principalmente quando entram na atmosfera e começam a queimar, ao produzir calor durante o processo de ablação.

Com informações Dpto de Jornalismo - GUARITA FM 103.9/ Fonte: CORREIO DO POVO

Compartilhe